A RBN participou do I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã
A RBN participou do I Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã (EBCC), que aconteceu dos dias 10 a 12 de setembro, na UFABC de São Bernardo do Campo/SP. Os membros Enrico e Bruno participaram do evento no dia 10 e puderam ver algumas palestras sobre projetos ativos de ciência cidadã em diferentes partes do Brasil, mesas redondas acerca da questão da ciência cidadã em si e seu desafios no Brasil, assim como a visualização de painéis sobre a temática em diferentes aplicações.
A primeira edição foi realizada pela Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), fundada em 2021, em parceria com a UFABC, sendo um primeiro passo importante para expandir as discussões sobre o tema no Brasil. O tema dessa primeira edição foi “Qual ciência cidadã queremos?”, mostrando o interesse principal de se discutir qual o real objetivo e aplicação dessa ciência para pautar ações futuras em diferentes frentes.
Como definido pela própria RBCC, a ciência cidadã pode ser entendida como uma ampla gama de possibilidades de parcerias entre cientistas e pessoas interessadas em ciência. No Brasil, é um campo de prática e de pesquisa em expansão, com diferentes iniciativas sendo conduzidas de maneira independente por diferentes instituições e grupos sociais. Esse campo do conhecimento é de suma importância para a disseminação de conteúdos de natureza para a sociedade e para a aplicação de políticas públicas por tomadores de decisão.
Muitos dos projetos presentes nesse evento abordaram o uso da plataforma iNaturalist e, como esperado, apontaram para um grande potencial da expansão da plataforma no país, assim como demonstraram uma necessidade de maior participação de cientistas tradicionais atuando na moderação da plataforma.
A RBN agradece a oportunidade de participar do evento e espera que a ciência cidadã possa se expandir cada vez mais no Brasil, com a participação de mais pessoas e instituições interessadas em ciência e conservação da natureza.